milhorey

Sunday, April 29, 2007

Dia Mundial da Dança - Flamengo

O flamengo é um estilo musical e de dança com muita influência da cultura cigana mas as suas raizes estão na cultura musical mourisca. É muito forte na andaluzia mas hoje é um dos icones de toda a Espanha estendendo-se a toda a Europa e América Latina onde existam comunidades espanholas.
No dia Mundial da Dança não podia faltar este estilo de música


Dia Mundial da Dança - tango

Neste dia Mundial da Dança teria que trazer, também, o tango dedicado aos amigos do bridge da Argentina.
O tango é das danças de salão mais arrebatadoras e quem não gostaria de o saber dançar.

Dia Mundial da Dança

No dia Mundial da Dança não posso deixar de prestar a minha homenagem a esse fantático povo de Moçambique onde eu andei na década de 60. Quem pode esquecer os ritmos quentes da dança da marrabenta, da qwela e de tantos outros. Obrigada Povo Moçambicano. Terra maravilhosa onde eu tanto gostaria de voltar.
Clique aqui para ver como era a marrabenta.

YouTube - Moçambique Africa Portuguesa - Marrabenta

Friday, April 27, 2007

Jorge Sampaio

Retrato de Jorge Sampaio
pintado por Paula Rego

O Dr. Jorge Sampaio ex-Presidente da República de Portugal acaba de ser nomeado ALTO REPRESENTANTE DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DIÁLOGO DAS CIVILIZAÇÕES.

A necessidade urgente de uma aproximação entre as duas maiores civilizações à volta do Mediterrâneo - A europeia e a árabe pode muito bem ser uma das grandes prioridades do novo alto representante.

Esperamos que seja uma boa oportunidade de Portugal mostrar bom trabalho no mundo globalizado.

Conheci o Dr. Jorge Sampaio durante a campanha eleitoral para a Assembleia Nacional em 1969, em que, embora com muita dificuldade, já havia uma certa abertura. Do lado do regime deixaram entrar deputados que vieram dar uma nova esperança: Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Magalhães Mota, e outros foram vozes incómodas para o regime e precursores da queda do mesmo.

Depois do 25 de Abril em tardes animadas no Hotel Flórida em Lisboa, Jorge Samapio, na altura no MES, conjuntamente com outros realizavam encontros muito elevados.

Desejo um bom trabalho ao Dr. Jorge Sampaio.

CMRS


Tuesday, April 24, 2007

Os antecedentes do 25 de Abril

Muitos acontecimentos individuais ou colectivos criaram condições para que triunfasse o movimento libertador de 25 de Abril.
Quase todos estão bem historiados mas há casos que infelizmente não têm tido o devido relevo.
Em Soure houve um grupo de adversários do regime de Salazar que intentaram um golpe que também contribuiu para manter acesa a chama da liberdade que só veio em 25 de Abril.
Como refere D. Preciosa Galvão, filha de um dos revoltosos, no jornal da Escola Secundária de Soure “…um grupo de contestatários ao regime vigente desaparafusou os carris do caminho de ferro entre Soure e Pombal. Pela noite dentro fariam sinais de luzes ao comboio, obrigavam-no a parar e impediam, assim, que as tropas que nele seguiam, chegassem a Lisboa…”
Os autores desta proeza foram detectados, presos e deportados para o campo de concentração de Ocussi em Timor.
Para registo: eram Lino Galvão, Joaquim Viana, José O’Neill, Augusto Carecho, João Albuquerque e Dr. Raul Madeira.
A D. Preciosa Galvão a propósito do 25 de Abril fez uma quadra que simboliza bem este dia:
Uma linda Primavera
Irradiou Portugal,
Tirou-nos da escuridão
E deu-nos uma vida real.
CMRS

Monday, April 23, 2007

Festas de S.Jorge

São Jorge e o dragão
Quadro de Gustave Moreau

HOJE É DIA DE S.JORGE

No Cercal - Soure todos os anos se realizavam as Festas em honra de S.Jorge. Infelizmente nos últimos anos não tem havido mordomos que as realizem.
As festas mobilizavam toda a aldeia e lugares vizinhos e era altura das pessoas de menos posses estrearem uma camisolita, uma saia ou outro simples adorno. Era o dia em que se estreavam os alunos da escola de música da Banda. Vinha o retratista "à la minute". O rancho folclórico dançava e era a altura dos namoricos se darem a conhecerem. Era uma verdadeira festa.
O gado vinha em romaria e rodeava a capela desejando os seus proprietários que o Santo os protegesse.
Mas as festas de S.Jorge continuam por todo o Portugal fora e em Brunhós, freguesia vizinha no próximo fim-de-semana lá estarei para festejar com os amigos as tradicionais festas em honra deste Santo.
São Jorge nasceu na Capadócia (Turquia) no primeiro século da era cristã e suportou as mais terríveis troturas por defender o cristianismo na altura muito combatido pelos imperadores romanos. Em cada vitória de S.Jorge havia muitos soldados convertidos. O símbolo mais tradicional deste Santo é aquela em que mata o dragão para salvar a filha do rei de Selena e restantes habitantes desta cidade da Líbia. Este feito é lembrado nas mais diversas fases da vida em que tenhamos de ser corajosos, vencer desafios devendo ser fortes.
Estes atributos de S. Jorge são o motivo para este Santo seja o padroeiro de Portugal, Inglaterra, Geórgia, Catalunha e Lituânia.
Numa altura em que infelizmente há desemprego achei curiosa uma oração que ensina os crentes a obterem emprego.
"São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor. Abri os meus caminhos. Ajudai-me a conseguir bom emprego. Fazei que eu saiba estimar a todos, superiores, colegas e subordinados, e também ser estimado. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre no coração, na minha família, na minha escola e no meu trabalho. Velai por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitir paz, amor e harmonia a todos os que nos cercam. Amén."
O meu filho chama-se Jorge e nasceu no dia das festas de S.Jorge do Cercal.
CMRS

Saturday, April 21, 2007

Uma desilusão da cidadania

Um traço comum aos homens da minha geração é sem dúvida a guerra colonial.
As comissões dos expedicionários normalmente duravam mais de 24 meses acrescidos de mais 2 meses de viagem em barco (para quem ia para Moçambique, que foi o meu caso)
A vivência 24 horas em comum trouxeram uma grande camaradagem e criou amizades para sempre. Pelo que ainda hoje se fazem encontros anuais dos antigos militares.
É a altura de se fazer o inventário dos que, entre duas reuniões, morreram, os que já se reformaram e quantos netos já têm.
De vez em quando aparece um ex-militar que nunca veio.
É a festa. De início poucos o conhecem mas com mais convívio já toda a gente se recorda do camarada arredados dos encontros.
Este ano apareceu o cabo foto-cine que andou ausente por esse mundo. Agora reformado veio para dar um abraço aos amigos.
Mas estava triste. Aproximei-me dele para o consolar e ele desabafou as suas mágoas.
Disse ele: "Vê bem. Corri o mundo e agora que me reformei pensei que com tempo disponível e sem problemas financeiros, poderia ser útil à minha terra-natal. Concorri a Presidente da Junta de Freguesia e ganhei.
Estava a fazer bom trabalho e como era do Partido do Presidente da Câmara e do Governo julguei que havia todas as condições para "brilhar".
Eis se não quando me tiraram a escola primária, a extensão do Posto Médico e o que mais se verá."
Mais uma vez um cidadão bem intencionado se desilude.
CMRS

Monday, April 16, 2007

Follow me

Arredores de Pombal 16/04/2007
A cabra está a chamar-nos para uma boleia.
O ti João (nome fictício) lá vai com o gado para a pastagem na sua carroça puxada pelo azinino.
Na volta da fazenda vai trazer uns grelos e umas favas para o jantar.
Este homem foi a salto para França, para fugir à guerra colonial e por lá foi ficando até à reforma.
Regressou sozinho porque a esposa não quis vir. Preferiu ficar junto dos filhos e dos netos.
O ti João tem uma vida sossegada e tem tudo ao pé da porta. Tem água canalizada, tem esgotos, tem luz eléctrica e telefone.
Mas o ti João que tem uma vida muito boa à sua maneira anda triste porque anda com receio que lhe retirem o Posto Médico da Segurança Social da sua terra.
Como já está numa idade avançada e tem umas pequenas doenças, pensa em ir para a França novamente para junto dos seus e deixar o gado, o asinino e a sua terra natal.
(Qualquer semelhança com algum caso conhecido é pura coincidência)
Porém é uma realidade para muita gente ex-emigrante.
CMRS

Sunday, April 15, 2007

Código de Cristo - O túmulo perdido


Madalena aos pés de Cristo
Óleo s/ tela
Ercília 2003
Acaba de ser exibido num canal de televisão um polémico documentário produzido pelo cineasta James Cameron em que é feita uma investigação arqueológica que alega que Jesus Cristo e Madalena tiveram um filho chamado Judas.
Não é a primeira vez que surgem relatos da relação entre Jesus e Maria Madalena, mas é a primeira vez que se alega a descoberta dos seus ossos junto aos do filho, Judas.
Este assunto vai, com certeza, continuar a ser analisado e estudado pela ciência antropológica e levantar uma delicada questão para a Igreja que é, a Ressureição de Cristo.
Este assunto sugeriu-me uma popular canção cantada pelos estudantes de Coimbra que é:
SAMARITANA
Dos amores do Redentor
Não reza a história sagrada
Mas diz uma lenda encantada
Que o bom Jesus sofreu de amor.
Sofreu consigo e calou
Sua paixão divinal
Assim como qualquer mortal
Um dia de amor palpitou.
Samaritana plebeia de Sicar
Alguém espreitando te viu Jesus beijar
De tarde quando foste encontrá-lo só
Morto de sede junto à fonte de Jacob
E tu risonha acolheste
O beijo que te encantou
Serena, empalideceste
E Jesus Cristo corou
Corou por ver quanta luz
Irradiava da tua fronte
Quando disseste ó bom Jesus:
-Que bem eu fiz Senhor em vir à fonte!
CMRS

Friday, April 13, 2007

Muro de Berlin


Fragmento do MURO DE BERLIM exposto
no Santuário de Fátima
O Muro foi
levantado em 13 de Agosto de 1961 e
derrubado em 9 de Novembro de 1989.
"Obrigado, celeste pastora
por terdes guiado com carinho maternal
os povos para a liberdade"
João Paulo II em Fátima 12 de Maio de 1991
O grande problema é que este muro foi derrubado mas outros foram erguidos como por exemplo o de Jerusalém.
Existem ainda outras barreiras no mundo, a maior das quais, a grande diferença entre o hemisfério Norte e o hemisfério sul.
Que os homens juntem as mãos para libertarem esses obstáculos.
CMRS

Wednesday, April 11, 2007

Monte Mitucué - Niassa - Moçambique

(Monte de Mitucué - monte sagrado dos macuas)
Óleo sobre tela
Ercília 2001
Pintura realizada a meu pedido recordando os tempos passados no Niassa. Embora em tempo de guerra, hoje recordo com saudade aquela gente, aqueles povoados, o maravilhoso clima, a terra vermelha, o por-do-sol, o cheiro a terra molhada!
Olhando esta pintura sinto vontade de lá voltar.
CMRS

Monday, April 09, 2007

Transiberiano

foto cedida pela Agência de Viagens Trópico de Pombal
Há sonhos que em certa idade já não se realizam. Quem não gostaria de fazer esta viagem?
A seguir transcrevo parte do poema
TRANSIBERIANO - de PABLO NERUDA
"Atravieso el otoño suberiano:
cada abedul un candelabro de oro.
De pronto un árbol negro, un árbol rojo,
muestra un herida o una llamarada.
La estepa, el rosto
de áspera inmensidad, anchura verde,
planeta cereal, terrestre oceáno
.........................................................
El tren transiberiano
va devorando el planeta
.........................................................
Adelante, ten siberiano
tu voluntad tranquila casi da vuleta al globo
.........................................................
Desde ahora te llevaré en mis ojos.
Sibéria, madre
amarilla, inabarcable
primavera futura!"

Divagando

Acarinhar para sentir
Construir para crescer
Escutar para bem ouvir
E ver melhor para crer!

Reflectir para escolher
Escrever para recordar
Viajar para conhecer
O que o Mundo nos mostra!

Estudar para aprender
Pedir para não roubar
Semear para colher
E rir.,.para não chorar!

Segurar para não cair
Alimentar para viver
Dobrar para não partir
Mas lutar para vencer.

Alberto Macedo
Pombal Março de 2007

Sunday, April 01, 2007

A (b)Ota não dá com a (perdig)Ota

No Semanário O Sol de ontem está a resposta mais completa sobre a OTA.
É uma decisão política de João Cravinho, diz a eurodeputada Elisa Ferreira.
Quais estudos contrários, quais estudos de alternativas.
Decisão política e ponto final.
De tudo o que se tem dito e escrito sobre a localização de novo aeroporto para a região de Lisboa o que, a mim, me parece mais viável, porque mais fácil de fazer e com menos custos é a solução 1 + 1 (Portela + aeroporto comercial e voos de low cost) que muito bem explica João Melo Alvim no seu blog "timoneiroperdido".
Mas isso são contas de outro rosário.
É uma decisão política.
Assumam-na.
CMRS