milhorey

Wednesday, May 30, 2007

Aqueles que da lei da morte se vão libertando MANUEL NUNES NOGUEIRA


O Senhor Manuel Nunes Nogueira nasceu no concelho de Soure no dia 1 de Julho de 1900.

Para este título do meu blog "aqueles que da lei da morte se vão libertando" trago hoje um Homem que toda a sua vida praticou o bem.
Exerceu um alto cargo no Ministério da Justiça e por sua iniciativa e influência, aconselhava os seus subordinados a progredirem nos estudos para se valorizarem, dando-lhe, ao mesmo tempo, o seu apoio.
Quase todos assim fizeram.
Pessoa dum excelente relacionamento era muito querido por todos. No dia do seu aniversário recebia centenas de telegramas de todo o Portugal de então: Continental e Colónias .
Além desta disponibilidade para facilitar os estudos aos empregados da sua Repartição, também ajudava os meninos de rua, seus vizinhos, chegando muitos à licenciatura e aos mais altos cargos na Administração Pública e nas Empresas.
Quando se reformou veio para Soure, sua terra natal, acompanhado de sua esposa, D.Irene, e aqui exerceu os cargos de Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Gerente e Presidente do Grémio da Lavoura de Soure. Foi no Grémio, que tive a felicidade de ser seu subordinado. Teria eu, na altura, uns treze anos. O Sr.Nogueira fez comigo o que com todos fazia, aconselhar-me a ir estudar, apoiando-me. E assim foi. Mudou, por completo, a minha vida!
Não teria sido o que fui se não tivesse tido a sorte de me cruzar com este Senhor.
Tem, merecidamente,o seu nome numa Rua em Soure.
E, quanto a mim, nunca esqueci a sua bondade, a sua ajuda e os seus ensinamentos. Estou-lhe eternamente grato e aqui lhe presto a minha singela homenagem.
Que a sua alma esteja em santo descanso.
Carlos Ribeiro da Silva

Monday, May 28, 2007

25º aniversário da Caixa de Águeda


Embora já reformado, ainda sou convidado para as coisas boas que são as reuniões com os amigos, as festas, os aniversários.
Hoje foi, para mim, um dia muito especial porque participei na festa do 25º Aniversário da Caixa de Crédito Agrícola de Águeda, presidida pelo meu grande amigo JOSÉ LUÍS QUARESMA que, para o evento, realizou uma grandiosa festa.
Obrigado Quaresma!
A ti te deve muito esta Instituição, pelo que te desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais para continuares a engrandecê-la e que torno extensivo a todos os profissionais da Caixa.
Ribeiro da Silva

Wednesday, May 23, 2007

A ritinha

Ritinha foi o nome que demos (eu e minha mulher) à nossa mascote - uma yorkshire miniatura que nos alegra todos os dias e é uma grande companheira.
Carlos e Ercília

A Comunidade Mediterrânica


O mar mediterrâneo une as duas civilizações -a europeia e a árabe- que mais contribuiram para o desenvolvimento do mundo.
Foi do mediterrâneo que veio a civilização grega, a romana, a egípcia, a fenícia etc.
O Presidente Sarkozi, recentemente eleito lançou o debate acerca da necessidade de a europa e os países do margrebe se entenderem e colaborarem, esquecendo obstáculos que a história e a religião trouxeram a esta zona do Globo.
Queiram os homens que assim seja e, de certo, o futuro desta grande zona económica será uma realidade.
Além disso os homens de hoje se semearem o entendimento estão a legar aos seus filhos, os dum lado e os do outro do mediterrâneo uma época de paz e progresso.
Na cimeira de Lisboa da U.E. vai haver uma aproximação à África no seu todo, mas de certo esta questão da comunidade mediterrânica também deverá ser abordada.
Era também importante que as duas religiões, a católica e a muçulmana conseguissem encontrar pontos de convergência e enterrassem as feridas de guerras antigas.
Afinal Deus, dos cristãos e Deus dos muçulmanos a que apelam? à paz, ao amor, etc.
oxalá!.
Carlos Ribeiro da Silva

Maio das flores e dos pássaros

O ninho - aguarela
Ercília 2006
Maio é talvez o melhor mês do ano. É a época em que os passarinhos fazem o seu ninho para criarem os seus filhinhos, as árvores se enchem de flores para darem mais tarde os seus frutos.
É a natureza a renovar-se. Pena é que a mão do homem por vezes destrua aquilo que a natureza nos dá.
Felizmente que começa a haver uma grande consciencialização e estão a mudar-se hábitos antigos.
Os meninos já não vão aos ninhos, antes os protegem, os agricultores já não causticam tanto as árvores com "bidons" de pesticida.
Parafraseando um slogan em curso "deixem a natureza funcionar..."
Carlos Ribeiro da Silva

Tuesday, May 22, 2007

BALBÚRDIA

BALBÚRDIA

Clique e verá uma banda de rock do Cercal - Soure muito apreciada no país inteiro.
Carlos Ribeiro da Silva

Monday, May 21, 2007

Parabéns Clube de Caçadores de Ansião


Esta foto que copiei do blog do Pedro Pimpão, www.ositiodopimpas.blogspot.com
que, desde já agradeço, mostra a alegria da equipa de futebol do Clube dos Caçadores de Ansião, Vila onde eu nos últimos 15 anos trabalhei e de que guardo as melhores recordações.
O CCAnsião acabava de ganhar a Taça do Distrito de Leiria.Merecem parabéns os jogadores e também a equipa técnica chefiada pelo Paulo Neves.
Como gostaria de ver esta alegria o Manel do Barrocal, pai do Paulo e falecido tão novo. Estou certo que o Paulo na hora da vitória o recordou.
Carlos Ribeiro da Silva

RACHIDA DATI, um nome a fixar



Rachida Dati foi escolhida para o Ministério da Justiça do Governo de François Fillon da França.

O Presidente Sarkozi deu grande ênfase à necessidade de um bom relacionamento com a comunidade fronteira ao Mediterrâneo cuja bondade é de realçar.

E para reforçar este desejo nada melhor que uma descendente de pai marroquino e mãe argelina com um excelente perfil ao ponto do "Libération" a ter descrito como "a figura perfeita de uma integração feliz..."

A Senhora Rachida Dali começou a trabalhar aos 16 anos, como auxiliar de saúde, foi contabilista na Elf Aquitaine durante três anos e acabou por se licenciar em direito e em economia e gestão de empresas.

Pelo seu corriculum esta ministra será, de certo, um nome a fixar. Desejamos-lhe felicidades.

Carlos Ribeiro da Silva

Sunday, May 20, 2007

As filarmónicas


As Bandas Filarmónicas deste País nunca tiveram tanta qualidade como agora. i) porque hoje existem mais condições materiais ii) há uma grande apetência por parte de juventude iii) muitos dos jóvens músicos frequentam os diversos Conservatórios.
Nas festas do Senhor do Santo Cristo de Ponta Delgada a solene procissão tinha 29 filarmónicas, todas elas bem afinadas.
A Banda da minha terra (foto acima) tem a continuidade assegurada com bastantes executantes jóvens como mostra a foto.
Felicidades Banda do Cercal.
Carlos Ribeiro da Silva.

José Mourinho


Ah grande José Mourinho
O treinador português José Mourinho ao serviço do Chelsea de Londres ganhou mais um troféu - A taça de Inglaterra -
Este nosso concidadão tem sido um grande embaixador de Portugal em todo o mundo. Não há ninguém que se interesse por futebol que não conheça este setubalense.
Parabéns José Mourinho. Portugal te agradecerá.
Carlos Ribeiro da Silva

Saturday, May 19, 2007

O PETER DA HORTA - I was here


Não haverá nenhum iatista que não conheça o PETER como é conhecido mundialmente o CAFÉ SPORT da cidade da Horta da ilha do Faial do arquipélago dos Açores.
O Peter é uma referência para todos os marinheiros do mundo inteiro.
Por ali passaram gerações ao longo de dezenas de anos. As mais ilustres personalidades da política, à música e até à religião estiveram neste café.
Sua Santidade o Papa João Paulo II concedeu-lhe a benção apostólica.
O Presidente da República Dr. Jorge Sampaio concedeu-lhe a medalha de Grau de Oficial da Ordem de Mérito.
A Secretaria de Estado concedeu a medalha de Mérito Comercial e Turístico.
Os reis de Espanha visitaram o Peter em visita particular.
O actual proprietário José Henrique Azevedo sucedeu a seu pai recentemente falecido ao que me informaram está a aumentar a sua rede de restauração com sucesso.

Por cima do PETER existe o museu de Scrimshaw onde se pode observar uma valiosa colecção de peças relacionadas com o mar e, sobretudo, da pesca da baleia.
Carlos Ribeiro da Silva

Sunday, May 06, 2007

dia da Mãe


Buenos Aires - Praça de Maio, assim chamada porque recorda a Revolução de Maio de 1810 que deu início ao processo da independência da Argentina da Espanha, em 1816.
Os principais acontecimentos da história da Argentina realizam-se nesta Praça.
Em 1945 mobilizações populares e de trabalhadores organizadas pela CGT e por Eva Peron forçaram a libertação de Juan Domingo Peron.
Vitórias da selecção de futebol foram aqui aclamadas.
Mas o acontecimento mais relevante é sem dúvida as manifestações das Mães da Praça de Maio.
No dia da Mãe presta-se aqui homenagem a todas as mães do mundo mas sobretudo ao movimento das mães das pessoas desaparecidas durante as ditaduras recentes da Argentina que se calculam terem sido entre 18.000 e 30.000.
Neste período os filhos eram retirados aos pais considerados revolucionários e eram entregues à guarda de famílias de militares.
As mães começaram a fazer manifestações todas as quintas-feiras reclamando os seus filhos nesta praça exibindo as suas fotos. Fizeram 1.562 passeatas lideradas pela presidente do movimento Hebe de Bonfini.
A iniciativa foi de Azucena Villafor de Vianti sequestrada em 10 de Outubro de 1978 e jogada por um avião militar ao alto mar. O seu corpo deu à costa e foi enterrada num cemitério local, mas, mais tarde, os seus restos mortais foram transladados para um cerimónia simbólica para a Praça de Maio.
Carlos Ribeiro da Silva

Tuesday, May 01, 2007

Dia do Trabalhador

Faina de pesca - Praia do Pedrógão
Ercília - óleo sobre tela 2002
Há 111 anos um movimento de operários em Chicago que lutavam pela redução do dia de trabalho para 8 horas fizeram uma greve que teve sucesso ganhando com isso melhores condições.
Mais tarde em Junho de 1889 os socialistas europeus "decretaram" que se fizesse todos os anos a comemoração da data do 1º de Maio como dia do trabalhador.
O quadro acima representado mostra a faina dos pescadores na praia do Pedrógão. Esta é a minha singela homenagem a quem em 1 de Maio de 1886 lutou para que os trabalhadores tivessem melhores condições de vida.
CMRS