milhorey

Sunday, October 28, 2007

Dia Mundial da Terceira Idade

quadro a óleo
Ercília 2006
No dia mundial da Terceira Idade quero, com esta pintura que minha mulher realizou, prestar homenagem a todas as avós. Foram elas que, com a sua experiência, nos ensinaram e prepararam para a vida.
Agora que já estou na posição de avô quanto eu sinto essa ventura para acompanhar a minha neta e viver com ela os melhores momentos que podemos ter.
Queira Deus que as Sociedades se humanizem para criar a melhor qualidade de vida possível para os idosos. Eles pelo que já deram ao mundo bem o merecem.
Carlos Ribeiro da Silva
(convém fazer uma explicação ainda que breve da pintura exposta:
A pintura pretende representar uma camponesa velhinha que foi deslocada da sua humilde casa para um Lar ou para casa de seus filhos. Repare-se no seu estilo de camponesa com lenço atado na cabeça, pele profundamente enrugada e mãos endurecidas. Está, entretanto sentada numa boa poltrona, bem diferente do seu humilde banquinho da sua casa velhinha.
Esta mulher está vincadamente triste e pega em suas mãos uma pequena cruz onde se apoia para esquecer a sua condição de deslocada das suas raizes. Pretendo com esta pintura lembrar o quão grande é o sofrimento, o desepero e a causa próxima de morte de muitos idosos que são obrigados a deixar as suas casas, no final das suas vidas.)
Ercilia

Wednesday, October 24, 2007

Meda - Beira Alta


Imagem de Meda

Hoje os jornais diários trouxeram o Ranking das Escolas do Ensino Secundário e no Top ten estão escolas de Lisboa, Porto e Coimbra. Dizem os comentadores que estes estabelecimentos estão assim colocados por estarem em zonas "privilegiadas".
De notar que no Top ten estão 9 do sector privado e 1 apenas do sector público (A Escola Secundária Infanta D. Maria de Coimbra)
Mas a grande surpreza é o 1º lugar na classificação da disciplina de Matemática atribuída à Escola Básica e Secundária de Meda, um concelho do interior beirão que desde 1960 perdeu mais de metade da sua população (12.378 habitantes em 1960 e 6000 em 2004) Esta classificação tem pouco interesse estatístico por ser de apenas 1 aluno. De qualquer dos modos está de parabéns o aluno que o conseguiu e o professor que o ensinou. No ensino há também a boa moeda e a má moeda parafraseando comentários em moda.
De referir que no concelho de Pombal a melhor classificação vai para o Colégio João de Barros das em 130º lugar e a Escola Secundária de Pombal, logo a seguir, em 131º. Não posso deixar de referir também a excelente posição alcançada pela Escola E B 2/S de Ansião que ficou em 113º lugar do Ranking.
Aqui ficam os meus parabéns a todos alunos e professores destas escolas.
Carlos Ribeiro da Silva

Friday, October 19, 2007

Mãe


Faz hoje 46 anos que faleceu a nossa mãe.
Partiu cedo de mais e deixou-nos quase meninos.
Esta circunstância e outras fizeram que as nossas vidas fossem bem espinhosas.
Está sempre presente na nossa memória
e no nosso coração.
Deus abençoe a sua Alma.
Carlos e irmãs