milhorey

Monday, September 28, 2009

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2009

Chegou ao fim mais uma campanha que não nos deixa saudades. Infelizmente esta pautou-se pelos casos que passaram a ser um «caso sério» e que deu péssimo resultado.
Eu nunca tinha visto o PSD entrar num campo que não é o seu - o dos casos . O PSD é um partido de poder e, não fora por mais nada, só isso lhe dá o dever de se apresentar pela positiva com um discurso de esperança.
Manuela Ferreira Leite é indiscutivelmente uma boa pessoa, competente, séria, etc. mas não gosta de política. Esta é uma realidade nua e crua. É que politica também é palco, é palavra, é empolgamento... ora a senhora foge, foge da ribalta, foge do palco, tem sempre pressa. Demonstra a todo o momento que não quer estar, que ali não é o seu lugar...
Além disso entrou no tal campo dos casos que nem o PCP entrou por aí. (Veja-se que o PCP apresentou-se ao eleitorado duma maneira cordata, tolerante...que não é o seu campo de batalha - a sua batalha é a que apresentou com os professores).
Sem o querer Manuela Ferreira Leite acabou por fazer mal ao País. As pessoas estavam ansiosas por votar contra Sócrates, todavia não tinham onde votar. Assim, o PSD obrigou à pulverização dos votos que resultou numa maioria relativa do PS e da subida do BE e do CDS.
Estou na espectativa de saber da capacidade de Sócrates para governar nestas condições.
Pelo menos as grandes reformas que iniciou no mandato anterior não vai conseguir fazê-las o que é pena. E também não sei se o País será governável ...Estamos para ver!
Um abraço,
Ercília

Sunday, September 20, 2009

PINTURA NA BAIXA DE COIMBRA EM 19/09/2009


Claro que, em Coimbra, tinha que sair uma guitarra. Todavia é a minha guitarra, aquela que a minha imaginação decidiu no momento, com um estudante dedilhando...
Ercília

PINTURA DE RUA NA BAIXA DE COIMBRA


Uma festa!
A Magenta reuniu-se em Coimbra pintando. Estava um dia lindo!
A nossa Presidente, São Ruivo,(na foto vestida de calças de jardineiro e camisa laranja), com toda a sua dinâmica e a sua alegria, faz de cada actividade um enorme sucesso.
À Magenta em peso, um grande abraço e...
Bem Haja, Senhora Presidente,
Ercília

Saturday, September 19, 2009

PINTURA DE RUA


Que coisa engraçada, estava eu entusiasmada com a pintura que eu estava a realizar em plena Baixa de Coimbra, quando surgem em força as caravanas do PSD e do PS.
Manuela Ferreira Leite honrou-me com a sua presença e a sua apreciação ao meu trabalho.
Fiquei feliz e prometi-lhe que levaria o meu voto. Beijinhos,
ercília

Sunday, September 13, 2009

FIM DA LEGISLATURA - novo mandato

É tempo de balanço. É tempo de mudança.
Todavia não nos sentimos felizes nem entusiasmados. Num país com tantos problemas e tanta necessidade de mudança, fazia-nos bem um «OBAMA» à nossa medida. Ou um «Sá Carneiro», ou um «Mandela»... enfim um salvador da Pátria que não existe.
Este Governo, cujo mandato agora termina, foi liderado por um homem (Sócrates) corajoso, teimoso e que trabalhou com vontade de mudar muita coisa. Teve bons ministros que tentaram mexer fundo para revolver a poeira pousada há muitos anos. Mas esta poeira está já solidificada. E, verificou-se que o está de tal maneira que, a mim me deixou sem qualquer esperança de podermos amanhã respirar melhor......
As corporações instaladas e solidificadas muito à conta do Partido Comunista através dos seus sindicatos, mantêm uma estrutura que este partido apoia e não desgruda ( embora, claro está elas deixassem imediatamente de existir se o PCP fosse poder). E mais, esta legislatura foi um «maná» para o PCP porque, contráriamente ao que diz Jerónimo de Sousa, o seu interesse não é o bem estar das populações, mas a luta de classes, que, só se manterá e será forte, com a existência de pobreza, de miséria e de problemas estruturantes como os que temos.
Depois surgiu o BE com Francisco Louçã que, tendo um instinto de liderança, conseguiu arregimentar uns quantos, que já são demais, para a tal «luta de causas», que são importantes, não há dúvida, mas que são isso mesmo «luta de causas» e nada mais.
O CDS é o Paulo Portas que até lhe pôs o nome de PP para ser mais à sua medida.
Resta o PS e o PSD.
O PS com José Sócrates que sendo como disse um político arrojado, contém em si mesmo uma enorme nublosa à volta da sua vida privada e pública, que não foi possível esclarecer ou não se quis esclarecer e que me assusta.
O PSD com Manuela Ferreira Leite apresenta-se, sem entusiasmo, com contradições, com falta de jovialidade e sem força anímica. As contradições, do meu ponto de vista foram graves, sobretudo aquela história da componente das listas, por todas as razões e especialmente pela justificação esfarrapada que insiste em manter.
E agora, fazer o quê?
É o país que temos!!!!!!!!!
Um abraço, Ercília

Tuesday, September 08, 2009

A MINHA HISTORIA (na pintura) - cont...

Tal como vinha dizendo: Estou hoje na pintura de corpo e alma. Comecei por fazer exposições individuais e colectivas a partir de 2001 e nunca mais parei. Hoje faço parte de duas Associações de Arte: A MAGENTA - Associação dos Artistas pela Arte e da AAAGP - Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Neste Ano de 2009 já estive representada em várias exposições:
No CAE - Centro de Artes e Espectáculos da F. Foz de 30 de Junho a 26 de de Julho 2009;
Na Galeria da Magenta - Figueira da Foz, durante o mês de Agosto 2009;
Na Galiza através da AAAGP;
No XXIII Festival de Poesia no Condado A de 4 a 5 de Setembro 2009, em Salvaterra do Minho -Galiza
Neste momento e até 30 de Setembro faço parte da exposição que se encontra patente ao público nos Claustros dos Paços do Concelho em Pombal, com duas obras, integrada nas obras realizadas pela Universidade Sénior onde dou aulas de desenho e pintura como voluntária.
Estou a preparar um trabalho para integrar uma exposição itenerante que começará em Lisboa e terminará em Santiago de Compostela, que incluirá os Caminhos de Santiago e que terá inicio em Janeiro de 2010 até Dezembro do mesmo ano.
....«.....«.....«...
Comecei ontem a dar aulas a uma jovem que, por sua iniciativa quer aprender as técnicas do desenho e da pintura. Todavia eu irei com ela mais longe no exercício do conhecimento das Artes e dos Grandes Artistas, bem como das correntes artísticas que se verificaram ao longo da História.
Começámos por coisas tão simples como: a colocação do lápis na mão, a observação dos objectos e a sua projecção no espaço. Mas também lhe entreguei um livro com a vida e obra de CHAGALL. Na próxima aula já discutiremos este tema e continuaremos a técnica do desenho à vista.
Voltarei........um abraço, Ercília

Sunday, September 06, 2009

A CAMINHO DAS ELEIÇÕES

Acabámos de assistir a um bom debate na TVI entre Manuela Ferreira Leite e Francisco Louçã.
Estávamos com algum receio de que Manuela F. Leite não conseguisse estar à vontade, mas foi um bom debate. Ela revelou a sua personalidade e carácter de verdade e de sinceridade. Manuela Ferreira Leite que será, no nosso entender uma boa Primeira Ministra, demonstrou que a sua política visará a melhoria da situação do nosso País. Francisco Louçã regressa a um passado de privatização dos meios de produção e da sociedade que, de facto já não tem sentido hoje em dia e que nos transformaria numa sociedade tipo Venezuela de Hugo Chaves.
Sabemos que muitas pessoas descontentes com a política de Sócrates iriam votar em Francisco Louçã...esperemos que, a partir de hoje, tenham outra opção de voto.
Manuela Ferreira Leite, que nós conhecemos muito bem, tem uma vantagem em relação a todos os outros lideres partidários (talvez com excepção de Jerónimo de Sousa), é que ela não é demagógica nem populista. Por isso, com ela nós talvez possamos ter um País com verdade.
Nós acreditamos que sim.
Carlos e Ercília

Tuesday, September 01, 2009

A MINHA HISTÓRIA (na pintura)

Comecei esta aventura há quase quinze anos quando pensei que me reformaria bem cedo.
Nessa altura mudei de vida completamente. Deixei todas as actividades a que me tinha dedicado até então e entrei de cabeça num novo mundo, que me era quase desconhecido - o Mundo das Artes.
Após transpor a primeira porta, comecei a perceber o quão fascinante era o caminho: a alegria, o entusiasmo, a felicidade, mas também a angústia e por vezes o desespero, enchem-nos de adrenalina como se estivessemos a escalar uma enorme montanha.
A ARTE é uma benção da NATUREZA! Entendê-la foi, está a ser, para mim, a realização de um sonho.
Por eu perceber isto, é que eu gostaria de o poder transmitir ao máximo de pessoas possível, sobretudo jovens.
Em Junho passado estive numa escola do ensino primário (num Polo Escolar), onde «dei» uma aula a cada turma (1º, 2º, 3º, 4º anos). No final todas as crianças estavam felicíssimas e fizeram questão de mo dizer: em apenas uma hora conseguiram descobrir um pouco de si próprias e todas fizeram trabalhos extraordinários.
(Presto aqui a minha homenagem a todas as Professoras e ao Professor do Polo Escolar de Santiago de Litém, no Concelho de Pombal, porque os seus alunos e alunas são crianças muito atentas, curiosas e inteligentes, em resultado do bom ambiente de trabalho e dedicação à nobre causa de ensinar que se respira naquela escola. Bem Hajam!)
Como ía dizendo, comecei então a aprender as técnicas do desenho e da pintura (trabalhar com as cores, o jogo da luz e sombra).
Mas sou ambiciosa do ponto de vista do conhecimento e não me fiquei por aqui. Comecei a estudar história de arte e a ler a vida e obra dos vários pintores das diferentes épocas.
Em cada dia eu acendia uma luz, e no meu caminho começou a constar uma luminosidade intensa.
Só quem já passou ou está a passar por algo semelhante, pode entender o que estou a dizer.
Frequentei vários cursos, atelier de um mestre pintor, viajei por esse mundo fora em busca, sempre, de pintura, escultura, arquitectura. Em cada rua, em cada esquina eu bebo arte com as obras maravilhosas dos grandes arquitectos deste planeta. Em cada Galeria, Museu ou Feira de Arte eu encho a alma. Em cada Igreja, Convento ou Templo visitado, eu deixo o meu espírito voar. E, imaginem o que é estar junto, olhar de perto um quadro de Monet, Van Gogh, Gaugin, ou Matisse. Ou acompanhar a evolução de Picasso na sua Casa/Museu de Barcelona...
Não tem, de facto explicação, só vivido.
Pode-se perguntar: Mas então nunca antes tinha visitado nada disso?
Tinha sim. Mas verdadeiramente não tinha.
Há quinze anos a esta parte, eu tenho revisitado museus, galerias e outros monumentos para os ver, olhar e sentir... o que não é a mesma coisa.
E é tudo por hoje...até amanhã
Ercília