milhorey

Friday, March 18, 2011

PORTUGAL, O MEU PAÍS!

Olhando Portugal nesta situação política em que nos encontramos, imagino que o meu país deve estar muito mal... Se não, como pode um Ministro das Finanças, que é o primeiro responsável pela politica financeira do país, aceitar esta maquinação que lhe foi colocada pelo Partido Socialista através do seu principal dirigente António Costa só, e exclusivamente, para salvar o seu lider José Sócrates?
Realmente, depois de vir comunicar aos portugueses tudo quanto a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu, vieram com urgência apoiar, vem agora o Primeiro Ministro dizer que foi um equívoco e que o seu Ministro mais importante se enganou.
E este Ministro das Finanças aceita e cala tudo isto... Talvez por patriotismo... só pode ser.
Um abraço,
Ercília

Sunday, March 13, 2011

CRÓNICA DE MIGUEL SOUSA TAVARES NO "EXPRESSO" DESTA SEMANA

Vale a pena ler no semanário "O Expresso" a crónica de Miguel Sousa Tavares desta semana. Aliás, vale sempre a pena, pela sua lucidez e frontalidade, mas esta crónica vale sobretudo pelo que nos ensina a todos ou pelo que ensina a muitos e relembra a tantos outros. Compete aos políticos e muito aos jornalistas fazerem pedagogia para que passemos a ver o Mundo doutro modo nesta "NOVA ERA". Não sei se boa se má. Talvez boa, porque toda a nossa possível mudança, irá contribuir, com certeza, para um Planeta mais equilibrado.
A sua crónica é, toda ela, uma lição de vida, uma lição de política, uma LIÇÃO que todos, sobretudo os jovens teremos que aprender:
A certa altura, lê-se:
"Queiram ou não os jovens e os outros entendê-lo e enfrentá-lo, o mundo das certezas adquiridas acabou. Não sei se ouviram dizer, mas centenas de milhares de chineses, de indianos, de indonésios, de brasileiros, libertam-se da miséria e entram todos os dias no mercado do trabalho e de consumo, fazendo disparar o preço da energia, dos alimentos e das matérias primas...de certo que há quem se governe melhor ou pior e é bem possível governar melhor Portugal, mas isso não muda o mundo em que vivemos e em que já não há lugar para direitos adquiridos eternos, fantasias académicas, cursos inúteis, emprego garantido para sempre, subsídios públicos para tudo e crédito para consumir sem produzir riqueza que foi aquilo que nos arruinou. O mundo que a geração jovem de hoje é chamada a enfrentar é muito mais complexo e difícil do que alguma vez terá sido. E só quem tiver a capacidade de se preparar a sério poderá ter a certeza de sobreviver por si."
Aqui fica o meu apelo às televisões: dêem uma reviravolta nas vossas programações e levem este tema para a ribalta, assim nu e cru, tal como Miguel Sousa Tavares no-lo apresenta.
TAMBÉM AS ESCOLAS TÊM QUE DESPERTAR PARA ESTA NOVA REALIDADE, E TEM QUE SER RÁPIDA A MUDANÇA.
Um abraço,
Ercília

Wednesday, March 09, 2011

O PRESIDENTE DA REPUBLICA E O SEU DISCURSO

Com a preocupação do que se passa neste meu país, ouvi o discurso do Presidente República (PR) e interrogo-me:
O PR disse a verdade sobre o País, mas como se resolve o problema?
E qual o papel do PR nesta situação?
Com este discurso o PR não pode ficar quieto no seu Palácio. Terá que criar imediatamente um Plano de Salvação Nacional. Poderão dizer-me: O PSD não está preparado para governar. Pois, talvez não esteja, aliás dá a entender isso todos os dias, mas, com a intervenção do PR, criar-se-ía um Governo Especial com os principais partidos e outras entidades, que teria um prazo determinado para executar as principais reformas a começar pela Justiça e, depois a reforma da Administração Pública.
O PR tem a força dos votos que o fazem ter a razão suficiente para uma intervenção especial que, estou certa, seria aceite pela maioria dos portugueses, mesmo que sejam duras as medidas necessárias. Desde que claramente explicadas, as reformas terão que ser feitas, sob pena de não termos tempo nem espaço para as fazer. O nosso País está a ficar totalmente hipotecado ao Exterior...
Sem consequências, este discurso fica "sem sal".
E mais, os portugueses acusarão o PR de CULPADO pela situação.
O PSD está amorfo, não tem alma, fica-se pelo "olhar por baixo da pala"...
Então esperamos o quê?...
Um abraço,
Ercília

O PpRESIDENTE DA REPUBLICA E O SEU DISCURSO