milhorey

Sunday, December 09, 2012

O FLAUTISTA


Quadro a óleo


A minha pintura revela o meu estado de alma. E como estou feliz, pintei, no inverno, a primavera, com música imaginária. A flauta está saltando do tronco e o passarinho está ajudando... Não é uma beleza?
Desejo a todos quantos me leem uma feliz época natalícia.
Um abraço, Ercília

Thursday, December 06, 2012

OSCAR NIEMEYER

Surpreendente é a palavra que eu encontro para definir este fabuloso arquitecto que eu conheço desde pequenina, quando o meu avô recebia, vinda do Brasil a revista « O Cruzeiro» e que me mostrava a cor do Brasil e a arquitectura vanguardista na construção de uma nova capital no meio da mata - Brasilia. Mais tarde, quando visitei o Brasil e conheci Brasilia eu não me apetecia regressar. As suas formas, o seu equilibrio e até a sua mensagem humana, tudo é fabuloso ali.
Os brasileiros tiveram muita sorte por terem como irmão o grande arquitecto Oscar Niemeyer. A ele a minha homenagem, aqui singelamente exposta. Aos meus amigos portugueses no Brasil, e a todos os meus amigos de todo o mundo façamos o que ele fez da vida, isto é, vivamos bem e aproveitemos os momentos bons e aguentemos os momentos maus. A vida é um sopro, disse ele.
Um abraço, Ercília

Saturday, December 01, 2012

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS - CONGRESSO

A transformação do partido comunista português está no bom caminho. Este congresso foi totalmente aberto à comunicação social  e isso é muito bom. Para mim foi uma agradável surpresa ver este partido agora bem mais português, e a dizer aquilo que tem cada vez mais razão de ser. A social-democracia acabou, de facto. Estamos no mundo com o capitalismo puro e duro. Ele aí está. (Mas está também nos países comunistas, tal como a China). Fazer o quê então? Estarmos sujeitos aos mercados e agonizarmos para os satisfazermos, ou olharmos o mundo e a vida de uma maneira totalmente diferente, como diz o partido comunista, chutando a troika, fechando as fronteiras, deixando o euro e a união europeia e vivendo com o que produzimos, exclusivamente?
Por mim, tudo bem. Eu teria sido comunista quando abracei a politica se não fosse a sua prática terrivel, ao tempo, na União Soviética, na China, Coreia do Norte, etc.
Mas será que os comunistas terão a noção exacta do que os esperaria se isso se verificasse?
Interrogações sem resposta... por agora.

Um abraço, Ercília