milhorey

Sunday, October 12, 2014

O ÉBOLA


Foi há 38 anos que Peter Piot descobriu o vírus ao qual deu o nome de «ébola».
E conta assim a revista do Expresso:
Estava-se em Setembro de 1976 quando um piloto da Savena Airlines chegou ao laboratório em Antuérpia com uma amostra de sangue de uma freira belga que tinha adoecido misteriosamente numa aldeia perdida no Zaire. O pedido era para analisar e despistar a febre amarela.Os testes à febre amarela, à febre de Lassa e à febre tifóide vieram negativos. O investigador injecta o vírus em ratos e, passados alguns dias morriam todos. Quando viram pela primeira vez o vírus ao microscópio deparam-se com uma imagem diferente de tudo o que conheciam. Ele era grande e comprido, parecido com uma minhoca.
O actual director da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres diz:
Isto não é uma epidemia. É uma catástrofe humanitária.

Eu não gosto de ser pessimista, aliás não sou nunca, todavia não posso deixar de ser realista. Espero, portanto que tudo isto não passe de um pesadelo.
E interrogo-me: será que o que estamos a viver não será consequência daquilo que anteriormente tratámos:
Estamos a ficar sem defesas em consequência da falta de equilíbrio ecológico no Mundo!!!!
Um abraço, Ercília

Thursday, October 09, 2014

O CHEIRO DAS MADRUGADAS


Abro a janela do meu quarto e respiro fundo. Absorvo o cheiro a terra molhada e oiço alguns pássaros que me visitam. Sinto que a Natureza me rodeia e me implora: Justiça!
Sinto-me privilegiada porque a minha cidade respeita a Natureza. Está muito limpa. Está ficando muito linda também, com as suas casas pintadas e renovadas. As águas correm límpidas. O arvoredo revela-nos o Outono chegando com as suas cores intensas: o ocre o amarelo os terras de «siena».
Depende de cada um de nós a sobrevivência do Planeta.
Depende de todos a consciência da nossa existência.
Depende de mim respeitar o espaço do outro.
Depende de mim deixar para quem vem um espaço igual ou melhor ao que deixaram para mim.
E, afinal, é mais fácil do que à primeira vista parece.
Um abraço, ercília

Tuesday, October 07, 2014

BUEN VIVIR


O «buen vivir» é uma nova forma de olhar o desenvolvimento em emergência na América do Sul. Como sabemos aqueles países estão, e bem a sair do fosso em que se encontravam, e fazem parte do grupo dos países emergentes. O buen vivir foi integrado na Constituição do Equador em 2008 e da Bolívia em 2009. São as primeiras Constituições do Mundo a consagrar os direitos da natureza, estabelecendo que os ecossistemas tem direito a existir e florescer, eliminando a separação entre a sociedade e a natureza.
Acho que é o caminho certo, que também nós em Portugal temos que seguir.
Alerta partidos políticos!
Um abraço, Ercília

Sunday, October 05, 2014

TRAVAR O CRESCIMENTO


Tenho andado às voltas, para descobrir onde me inserir, politicamente falando, pois, como muita gente, percebo que nada do que está a ser feito dentro e fora da Europa pode continuar. Interrogo-me como podemos sobreviver num planeta em destruição. Destruição pela ganância, pelo poder, pela ignorância dos Homens (H quer dizer Humanidade).

Começo a ficar feliz porque vários milhares de pessoas em todo o Mundo estão a integrar um Movimento interessante ao qual me junto aqui, através deste blog, e que tem como lema e ideologia o DECRESCIMENTO.

«Alevantem-se» as almas e as inteligências que até se dizem de esquerda para esta REVOLUÇÃO de mentalidades e de politicas: precisamos de decrescer para conservarmos o Planeta.
E então dizem-me o estudiosos desta matéria e que já são lideres do Movimento: O crescimento económico tornou-se uma espécie de religião. Está nos discursos políticos, dos empresários e de todos os meios de comunicação social. Vamos travar isto.
Activistas e académicos vindos de todo o mundo juntaram-se na Universidade de Leipzig, na Alemanha, para a 4ª conferência internacional sobre o Decrescimento.
NÃO PODE HAVER CRESCIMENTO INFINITO NUM PLANETA COM RECURSOS FINITOS.
A proposta é: Uma diminuição da produção e do consumo que aumente o bem-estar humano e promova as condições ecológicas e a equidade do planeta. O PLANETA TEM LIMITES BIOFÍSICOS QUE NÃO PODEM SER ULTRAPASSADOS. SE TODA A GENTE CONSUMISSE COMO NO MUNDO OCIDENTAL PRECISARÍAMOS DE SEIS PLANETAS.
É então preciso descolonizar o imaginário, desconstruir o pensamento do crescimento, do desenvolvimento, do progresso e pensar, realmente, do que é que verdadeiramente precisamos para uma boa vida e para uma sociedade mais justa.
(retirado da revista Tabu, desta sexta-feira).

Vamos então fazer deste lema uma acção nas nossas vidas. Começa-se sempre pelo princípio, e caminhando fazemos o percurso.
Estamos aí...
Um abraço, Ercília