milhorey

Wednesday, February 28, 2007

São sinais dos tempos

Na minha aldeia havia uma mulherzinha que com a sua sabedoria popular tinha sempre uma justificação para tudo. Era uma filósofa à sua maneira.
Quando algo saía do status quo completava sempre com a máxima "são sinais dos tempos..."
Um dia, na década de 50 apareceram pela primeira vez a sair dos aviões militares um rasto de fumo branco.
A ti Augusta Manso, assim se chamava ela, logo bateu à porta da minha casa e chamou minha mãe dizendo que aquilo eram sinais dos tempos.
Quando apareceu na aldeia uma senhora com calças vestidas, logo a ti Augusta dizia: "já viram isto uma mulher de calças?! são os sinais dos tempos.
Isto vem a propósito das broncas políticas que aí abundam.
A certa altura escrevia assim o jornalista: "Quando o sono já ameaçava tomar a conferência, eis que o orador Carlos Borrego (então ministro do ambiente) resolveu atalhar: nada melhor do que reciclar alentejanos para obter alumínio" (Semanas antes, em 1993, o excesso de alumínio conduzira à morte de 25 doentes sujeitos a hemodiálise em Évora.
Minutos depois o ministro é que foi reciclado...
Há dias o Ministro da Justiça apresentou vários pedidos de indulto ao Senhor Presidente da República, um dos quais dum indivíduo sobre o qual pendiam mandados de captura...
O Expresso descobriu a marosca e o ministro da Justiça exigiu um "rigoroso" inquérito no prazo de 15 dias.
A justificação veio e o comunicado do Ministério rezava assim:
"..... da instrução do processo constavam elementos que não foram tomados em consideração por não serem de "leitura evidente".
Tais elementos encontravam-se actualizados mas os registos em causa não eram de leitura evidente.
O ministro não pediu a demissão, nem foi demitido.
Se os critérios de ética cívica dos ministros fossem iguais aos do tempo de Borrego o ministro passados minutos tinha sido reciclado.
Outro caso se passou com o Ministro da Saúde:
Falando sobre o encerramento de urgências a certa altura disse:
"......até o número de mortos por acidentes de viação baixou, nos primeiros onze meses de 2005. Para isso terá contribuído o aumento dos preços dos combustíveis..."
Se os critérios de ética cívica dos ministros fossem iguais aos do tempo de Borrego o ministro passados minutos tinha sido reciclado.
Se a ti Augusta Manso fosse ainda viva dizia: "São os sinais dos tempos".
Carlos Ribeiro da Silva

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home