milhorey

Thursday, February 01, 2007

a dependência da banca ao estrangeiro

O Governador do Banco de Portugal Dr. Vitor Constâncio apresenta em artigo no Correio da Manhã de hoje, a preocupante dependência da Banca Portuguesa face ao estrangeiro.
Diz-se no artigo que a dívida externa de toda a banca portuguesa de 65 mil milhões de euros, quase tanto quanto o activo do maior banco privado português (O BCP) cujo valor é de pouco mais de 76 mil milhões de euros (Junho/2006.
Aquela dívida, a maior parte, é a curto prazo e representa cerca de 20% dos activos de toda a Banca a operar em Portugal.
Referido a Junho de 2006 em toda a Banca os recursos de Instituições de Crédito
representam 25,88% do activo. Os resursos de clientes 40,4% e o crédito s/clientes 62,5%.
Analisando este artigo com mais atenção fica-se a perceber melhor a OPA anunciada pelo BCP, bem como a pressão sobre os aforradores recentemente verificada com taxas proibitivas.

1 Comments:

  • olá Sr. Ribeiro da Silva,
    tal como eu previa, o Senhor não consegue "cortar o cordão umbilical" com a sua antiga profissão. Havia de ser comigo, se eu me reformasse agora se eu ligava mais para os problemas da banca, da economia do país ou do mundo em geral.
    Se eu me reformasse agora queria era passear, viver cada dia como se fosse o último e disfrutar do melhor que a vida tem para oferecer.
    De qualquer forma, admiro esse seu constante interesse por tudo o que vai acontecendo á sua volta, não se entregando á inércia dos dias calmos e sem preocupações de que o Senhor agora dispõe.
    Continue a viver assim, com muita saúde por longos anos que ainda lhe restam.
    Ah, já agora, não esqueça os amigos. Vá aparecendo, telefonando ou até mesmo mandando uns mails, se bem que o Senhor é uma pessoa difícil de se esquecer, tanto pelos bons como pelos maus motivos (ehehehehehehheeheh).
    Beijinhos, até breve.........

    By Blogger anamorgado, At 10:05 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home