milhorey

Sunday, March 04, 2007

leituras dos media de fim-de-semana

Aos fins de semana costumo ler os comentadores mais importantes: António Barreto, Vasco Pulido Valente, José António Saraiva etc.
Destaco este fim-de-semana António Barreto no seu Retrato da Semana no jornal O Público de hoje.
Duas boas ideias
".........Não são ideias novas. Há muito que algumas pessoas as defendem ou estudam. A primeira: a entrega do sistema de ensino básico e secundário às comunidades locais, (proposto pela ANM) incluindo nestas as autarquias, assim como, evidentemente, os professores. A segunda: transformar o sistema de governo das universidades, (proposto pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior) criando organismos externos a quem aquelas prestem contas e permitindo que os reitores e directores de faculdades deixem de ser eleitos e sejam recrutados por concurso, selecção ou candidatura, podendo os designados serem profissionais exteriores à escola .................................................."
Contra estas ideias estão:
Os sindicatos, o Governo ... "Estranhamente, não foi a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues , que exprimiu a posição contra do Governo (à primeira ideia), mas o ministro da Adminsitração Interna, António Costa. Típico!...."
Os adversários da segunda ideia, como tão bem nota António Barreto no seu comentário, são:
Os sindicatos e os reitores.
Notou como positivo que a proposta seja apresentada por um governante do Partido Socialista, "tradicionalmente jacobino e centralizador e que demora sempre anos ou décadas a corrigir uma posição errada..."
Esperemos os avanços que estas ideia venham a ter.
Destaco, também, -para reflexão- o artigo de Vasco Pulido Valente: "....Sócrates não se deve agora espantar que ninguém queira pôr un tostão neste seu Portugal tão bem blindado ou que o eng. Belmiro de Azevedo resolva amanhã procurar mais verdes pastagens..." isto a propósito da OPA não concretizada da Sonae à PT.
Carlos Ribeiro da Silva

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home