milhorey

Sunday, March 18, 2007

OTA sim OTA não OTA

Miguel de Sousa Tavares, uma das poucas vozes independentes da comunicação social no seu comentário de sábado, dia 17 de Março, no Expresso argumenta, como ainda não vi outros fazê-lo, da não necessidade de um novo aeroporto.
Para além das razões técnicas, que têm parecer desfavorável, existem razões políticas e económicas que o bom senso aconselha a uma melhor decisão para o aeroporto na Ota. Decisão que o ministro acha que já está tomada, e, ponto final, parágrafo.
Também o semanário O SOL de sábado dia 17 de Março arrasa o projecto com detalhes inconfundíveis do erro de tamanho empreendimento.
MST diz que "nem o próprio Keynes, em nome de quem tantos disparates têm sido cometidos, se atreveu a defender a vantagem económica de obras públicas inúteis..."
E de facto assim é:
Os activos devem ser produtivos senão são inúteis.
Encontrei vários empresários que me diziam que iam adquirir imobilizado para no fim do ano apresentarem menos lucros e assim "fugirem" aos impostos. Puro engano...
Razão tinha o Pedro Santana Lopes, na altura Presidente da Câmara da Figueira da Foz, que, quando da loucura do Euro, lhe propuseram que aquela cidade também estava incluída nos locais onde se realizariam os jogos. Ele respondeu, " tudo bem façam o estádio".
Coimbra, Braga, Leiria, Guimarães, Faro e Loulé assim não pensaram e hoje estão super endividados.

5 Comments:

  • Perigo eminente sobre Lisboa, ruído nas casas,escolas,hospitais.Aeroporto encerrado das 00h às 6h. Incómodo para passageiros com escassez de mangas. A quanto tempo distam dos centros os aeroportos das grandes cidades? Sair de casa e 10m depois estar no aeroporto é muito bom, mas não se justifica. Sousa Tavares lembra certos portugueses do séc.XVIII.

    By Anonymous Anonymous, At 11:35 PM  

  • A propósito de Santana Lopes e sua visão sobre o Euro, pergunto:
    - O que se não faria em prol de Lisboa com o dinheiro gasto no inútil túnel do Marquês?
    E já agora quanto derrapou? E quando estará a funcionar em pleno?
    Abrir só um bocadinho e dizer que setá a funcionar é batota.

    By Anonymous Anonymous, At 11:41 PM  

  • Ainda não vi a bondade do tunel do Marquês. Porém digo que, também no tempo do Presidente Jorge Sampaio as mesmas interrogações sobre os túneis abertos na Av.República e depois na Av.EUA e João XXI.

    By Blogger Ercília e Carlos Ribeiro da Silva, At 3:43 PM  

  • A diferença principal é que os anteriores tinham por objectivo, como hoje se prova à evidência, facilitar o escoamento do tráfego para fora da cidade.(2ªCircular,Av Aeroporto).
    O do Marquês destina-se a trazer mais automóveis para Lisboa (linha de Cascais e linha de Sintra).
    Diferenças evidentes entre políticos que deixaram obra e outro que deixou embrulhos

    By Anonymous Anonymous, At 10:35 AM  

  • É a velha história do copo meio cheio, copo meio vazio...

    Apesar de não acreditar da bondade do túnel do marquês também se poderá dizer que ele irá escoar o trânsito para o Sul, para Sintra, para Cascais.

    By Blogger Ercília e Carlos Ribeiro da Silva, At 9:58 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home