milhorey

Monday, April 07, 2008

Um caminho a prosseguir

Óleo sobre tela 80 x 60 -Ercília

Não tem sido fácil esta minha caminhada pela magia das artes!
Comecei por aprender o B A BA e durante dez anos fui palmilhando por entre estevas e urzes. Aprendi a construir o desenho, o tema, e essa foi uma fase necessária. O estudo académico como é chamado. Utilizei-o em muitos e variados trabalhos contando histórias. Fiz exposições.
Hoje eu faço parte de uma Associação de Artistas: A MAGENTA. Ensino adultos e crianças o que aprendi, como voluntária.
Todavia é importante dar o «salto» qualitativo… «descontruindo». Há aproximadamente dois anos que venho tentando. Com avanços e recuos. Com entusiasmo e desânimo. Com angustias muitas.
À primeira vista é mais fácil «desconstruir» do que «construir». Pois é. Também eu pensava. Mas não é.
A «desconstrução» mexe connosco, com o nosso psíquico, com o nosso estado de alma, com as nossas alegrias, com as nossas tristezas, com a nossa solidão e até com a nossa capacidade de sermos livres. E porque é uma actividade solitária, mexe ainda mais.
Este ano, (talvez seja um ano especial) fiz 60 anos, entrei no 11º ano de aprendizagem da pintura o que considero também ser importante – é como se entrasse na puberdade enquanto fazedora de arte – sinto que vai ser um ano DIFERENTE. Um ano de «viragem». A BUSCA DE UM CAMINHO PRÓPRIO…ÚNICO!
Os meus trabalhos actuais já me fazem sentir bem comigo mesma, o que é um bom passo, mas nunca satisfeita porque isso também não é possível. Quando se busca algo de suprema valia, o caminho é longo e nem sempre atingível.
Talvez eu nunca lá chegue…….
Todavia quero virar a página e, para isso, acho que estou no caminho certo. É, pelo menos o que eu sinto, com toda a convicção e com toda a honestidade artística.
Deixem-me então prosseguir o caminho, totalmente diferente do anterior, porque é nele que me quero encontrar.
Um abraço.
Ercília (06-04-2008)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home