milhorey

Monday, April 23, 2007

Festas de S.Jorge

São Jorge e o dragão
Quadro de Gustave Moreau

HOJE É DIA DE S.JORGE

No Cercal - Soure todos os anos se realizavam as Festas em honra de S.Jorge. Infelizmente nos últimos anos não tem havido mordomos que as realizem.
As festas mobilizavam toda a aldeia e lugares vizinhos e era altura das pessoas de menos posses estrearem uma camisolita, uma saia ou outro simples adorno. Era o dia em que se estreavam os alunos da escola de música da Banda. Vinha o retratista "à la minute". O rancho folclórico dançava e era a altura dos namoricos se darem a conhecerem. Era uma verdadeira festa.
O gado vinha em romaria e rodeava a capela desejando os seus proprietários que o Santo os protegesse.
Mas as festas de S.Jorge continuam por todo o Portugal fora e em Brunhós, freguesia vizinha no próximo fim-de-semana lá estarei para festejar com os amigos as tradicionais festas em honra deste Santo.
São Jorge nasceu na Capadócia (Turquia) no primeiro século da era cristã e suportou as mais terríveis troturas por defender o cristianismo na altura muito combatido pelos imperadores romanos. Em cada vitória de S.Jorge havia muitos soldados convertidos. O símbolo mais tradicional deste Santo é aquela em que mata o dragão para salvar a filha do rei de Selena e restantes habitantes desta cidade da Líbia. Este feito é lembrado nas mais diversas fases da vida em que tenhamos de ser corajosos, vencer desafios devendo ser fortes.
Estes atributos de S. Jorge são o motivo para este Santo seja o padroeiro de Portugal, Inglaterra, Geórgia, Catalunha e Lituânia.
Numa altura em que infelizmente há desemprego achei curiosa uma oração que ensina os crentes a obterem emprego.
"São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor. Abri os meus caminhos. Ajudai-me a conseguir bom emprego. Fazei que eu saiba estimar a todos, superiores, colegas e subordinados, e também ser estimado. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre no coração, na minha família, na minha escola e no meu trabalho. Velai por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitir paz, amor e harmonia a todos os que nos cercam. Amén."
O meu filho chama-se Jorge e nasceu no dia das festas de S.Jorge do Cercal.
CMRS

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home