milhorey

Sunday, February 03, 2008

D. Carlos I


No centenário do Regicídio que vitimou D. Carlos I e o Príncepe Filipe, herdeiro da coroa vem-me à memória uma história que me contava a Ti Augusta Manso.
Ela era uma habitante da minha aldeia com uma memória prodigiosa e, das muitas histórias que contava, envaidecia-se a contar a passagem da carruagem real por aquelas terras.
Descrevia ela como tinha sido a ida do povo a Alfarelos para aclamar o rei. E fazia-o descrevendo como o rei e a rainha vinham vestidos e quais as marchas que a Banda do Cercal recem criada tocou. E os cantares do rancho folclórico de que fazia parte.
E, também sabia de cor os versos que chegavam através de mensageiros que denegriam a monarquia e propagandeavam a república.
Quando me via regressar da Escola, como eu também era Carlos, começava ela:
D.Carlos de Bragança
Filho de D. Luís primeiro
Paga a honra que roubaste
Á filha do Jardineiro.
E ia por aí adiante...
A propaganda política de então era feita de panfletos distribuídos pelas feiras e realizada por mesageiros aldeia a aldeia.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home