milhorey

Sunday, October 05, 2014

TRAVAR O CRESCIMENTO


Tenho andado às voltas, para descobrir onde me inserir, politicamente falando, pois, como muita gente, percebo que nada do que está a ser feito dentro e fora da Europa pode continuar. Interrogo-me como podemos sobreviver num planeta em destruição. Destruição pela ganância, pelo poder, pela ignorância dos Homens (H quer dizer Humanidade).

Começo a ficar feliz porque vários milhares de pessoas em todo o Mundo estão a integrar um Movimento interessante ao qual me junto aqui, através deste blog, e que tem como lema e ideologia o DECRESCIMENTO.

«Alevantem-se» as almas e as inteligências que até se dizem de esquerda para esta REVOLUÇÃO de mentalidades e de politicas: precisamos de decrescer para conservarmos o Planeta.
E então dizem-me o estudiosos desta matéria e que já são lideres do Movimento: O crescimento económico tornou-se uma espécie de religião. Está nos discursos políticos, dos empresários e de todos os meios de comunicação social. Vamos travar isto.
Activistas e académicos vindos de todo o mundo juntaram-se na Universidade de Leipzig, na Alemanha, para a 4ª conferência internacional sobre o Decrescimento.
NÃO PODE HAVER CRESCIMENTO INFINITO NUM PLANETA COM RECURSOS FINITOS.
A proposta é: Uma diminuição da produção e do consumo que aumente o bem-estar humano e promova as condições ecológicas e a equidade do planeta. O PLANETA TEM LIMITES BIOFÍSICOS QUE NÃO PODEM SER ULTRAPASSADOS. SE TODA A GENTE CONSUMISSE COMO NO MUNDO OCIDENTAL PRECISARÍAMOS DE SEIS PLANETAS.
É então preciso descolonizar o imaginário, desconstruir o pensamento do crescimento, do desenvolvimento, do progresso e pensar, realmente, do que é que verdadeiramente precisamos para uma boa vida e para uma sociedade mais justa.
(retirado da revista Tabu, desta sexta-feira).

Vamos então fazer deste lema uma acção nas nossas vidas. Começa-se sempre pelo princípio, e caminhando fazemos o percurso.
Estamos aí...
Um abraço, Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home