milhorey

Wednesday, February 27, 2013

HISTÓRIA DO PPD/PSD vivida por mim ( parte 7 )

O PSD em Pombal estava sediado num prédio muito velho, sem condições fisicas para desenvolvermos as nossas tarefas e tinhamos medo que, em dias de maior quantidade de pessoas, o chão viesse a baixo. No dia da segunda vitória do PSD a nível nacional com o Prof Cavaco Silva, em 1987, as pessoas eram tantas que tivemos que pedir que saissem, porque o chão não aguentaria tanto peso.
Entretanto os jovens iam entrando e constituindo a sua própria organização, a JSD. Na escola secundária, aí por volta de 1985, os jovens já se organizavam em associações de estudantes, que nesse tempo, em Pombal contavam com um jovem militante, que, com todo o dinamismo, fez crescer e robustecer o PSD, através da JSD.
Precisavamos então de uma nova SEDE, e resolvemos «sonhar» com uma sede de propriedade própria.
Todavia, o preço era elevado e não previamos arranjar tanto dinheiro para adquirmos o espaço que precisavamos. Teria que ser um espaço livre, em prédio de escritórios para não termos problemas futuros de abertura de portas e reuniões a altas horas da noite.
Realizámos um jantar para nele angariarmos os primeiros fundos. Tivemos uma adesão imensa.
Abalançámo-nos na compra, depois de propormos a alguns dos nossos militantes e simpatizantes a compra do espaço em nome de todos os que contribuissem com o valor que lhe indicámos e que era um valor elevado para a época.
E assim foi: constituimos uma associação de militantes e simpatizantes sociais-democratas que contribuiram, e comprámos o espaço em nome da associação. Hoje o PSD aluga (simbólicamente) a sede. Um dia, se o PSD, enquanto organização politica deixar de existir, a Associação decidirá o que fazer ao espaço que lhe pertence.
O PSD, em Pombal, sempre pugnou pela transparência de todos os seus actos.


Em 1995, depois de muita dedicação e esforço, decidi abandonar o Partido e nunca mais regressei.
Passei então a dedicar-me a uma paixão antiga, a PINTURA.
Adquiri uma maior liberdade de pensamento e passei a fazer uma melhor análise da politica em geral.
Hoje eu vejo que, dentro dos partidos existe uma certa formatação de pensamento que nos reduz a liberdade.
Penso que, passados estes anos, de facto, os partidos politicos têm muitos vicios e a militância foi-se...
Considero, mesmo assim que a Democracia exige a existência de partidos politicos. E que não existe outro regime melhor...

FIM

Um abraço, Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home