milhorey

Saturday, July 12, 2008

RISCOS DO INVESTIMENTO

No artigo de opinião de Manuela Ferreira Leite no suplemento de Economia do Semanário o Expresso é muito bem explicado o risco do Investimento.
Com a devida vénia transcrevo para este espaço o citado artigo:

" RISCOS DO INVESTIMENTO
É opinião unânime de que o país só crescerá a um ritmo mais significativo do que os que se têm verificado, se melhorar a sua competitividade.
Mas a capacidade competitiva não melhora pelo simples facto de se investir, como muitas vezes parece depreender-se pelo apoio incondicional que se dá a qualquer iniciativa "rotulada" de investimento.
Para que tal aconteça, é necessário que o investimento seja "bom", isto é, que crie valor.
Nesta medida, o interesse de investidores privados por empeendimentos públicos poderia ser um bom indicador de que estes seriam rentáveis e, como tal, benéficos para o crescimento do país.
No entanto, este raciocínio tem subjacente uma questão fundamental e decisiva: como se fará a distribuição dos riscos?
Se num investimento público, o Estado assumir todo o risco, o interesse dos privados por esse investimento não resulta da perspectiva da rentabilidade do projecto, mas da garantia de se tratar de uma iniciativa de que nunca resultarão prejuizos.
Enquanto os nossos impostos, actuais e futuros, forem o garante do pagamento dos prejuizos, vão continuar a proliferar investimentos públicos, mesmo que ruinosos para o futuro do país.
Carlos Ribeiro da Silva

1 Comments:

  • Análise pobre: fraca fundamentação, premisas e conceitos errados.
    Indesculpável numa potencial candidata a 1.º ministro.

    By Blogger Adelino Malho, At 10:34 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home