milhorey

Tuesday, September 01, 2009

A MINHA HISTÓRIA (na pintura)

Comecei esta aventura há quase quinze anos quando pensei que me reformaria bem cedo.
Nessa altura mudei de vida completamente. Deixei todas as actividades a que me tinha dedicado até então e entrei de cabeça num novo mundo, que me era quase desconhecido - o Mundo das Artes.
Após transpor a primeira porta, comecei a perceber o quão fascinante era o caminho: a alegria, o entusiasmo, a felicidade, mas também a angústia e por vezes o desespero, enchem-nos de adrenalina como se estivessemos a escalar uma enorme montanha.
A ARTE é uma benção da NATUREZA! Entendê-la foi, está a ser, para mim, a realização de um sonho.
Por eu perceber isto, é que eu gostaria de o poder transmitir ao máximo de pessoas possível, sobretudo jovens.
Em Junho passado estive numa escola do ensino primário (num Polo Escolar), onde «dei» uma aula a cada turma (1º, 2º, 3º, 4º anos). No final todas as crianças estavam felicíssimas e fizeram questão de mo dizer: em apenas uma hora conseguiram descobrir um pouco de si próprias e todas fizeram trabalhos extraordinários.
(Presto aqui a minha homenagem a todas as Professoras e ao Professor do Polo Escolar de Santiago de Litém, no Concelho de Pombal, porque os seus alunos e alunas são crianças muito atentas, curiosas e inteligentes, em resultado do bom ambiente de trabalho e dedicação à nobre causa de ensinar que se respira naquela escola. Bem Hajam!)
Como ía dizendo, comecei então a aprender as técnicas do desenho e da pintura (trabalhar com as cores, o jogo da luz e sombra).
Mas sou ambiciosa do ponto de vista do conhecimento e não me fiquei por aqui. Comecei a estudar história de arte e a ler a vida e obra dos vários pintores das diferentes épocas.
Em cada dia eu acendia uma luz, e no meu caminho começou a constar uma luminosidade intensa.
Só quem já passou ou está a passar por algo semelhante, pode entender o que estou a dizer.
Frequentei vários cursos, atelier de um mestre pintor, viajei por esse mundo fora em busca, sempre, de pintura, escultura, arquitectura. Em cada rua, em cada esquina eu bebo arte com as obras maravilhosas dos grandes arquitectos deste planeta. Em cada Galeria, Museu ou Feira de Arte eu encho a alma. Em cada Igreja, Convento ou Templo visitado, eu deixo o meu espírito voar. E, imaginem o que é estar junto, olhar de perto um quadro de Monet, Van Gogh, Gaugin, ou Matisse. Ou acompanhar a evolução de Picasso na sua Casa/Museu de Barcelona...
Não tem, de facto explicação, só vivido.
Pode-se perguntar: Mas então nunca antes tinha visitado nada disso?
Tinha sim. Mas verdadeiramente não tinha.
Há quinze anos a esta parte, eu tenho revisitado museus, galerias e outros monumentos para os ver, olhar e sentir... o que não é a mesma coisa.
E é tudo por hoje...até amanhã
Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home