milhorey

Sunday, March 13, 2011

CRÓNICA DE MIGUEL SOUSA TAVARES NO "EXPRESSO" DESTA SEMANA

Vale a pena ler no semanário "O Expresso" a crónica de Miguel Sousa Tavares desta semana. Aliás, vale sempre a pena, pela sua lucidez e frontalidade, mas esta crónica vale sobretudo pelo que nos ensina a todos ou pelo que ensina a muitos e relembra a tantos outros. Compete aos políticos e muito aos jornalistas fazerem pedagogia para que passemos a ver o Mundo doutro modo nesta "NOVA ERA". Não sei se boa se má. Talvez boa, porque toda a nossa possível mudança, irá contribuir, com certeza, para um Planeta mais equilibrado.
A sua crónica é, toda ela, uma lição de vida, uma lição de política, uma LIÇÃO que todos, sobretudo os jovens teremos que aprender:
A certa altura, lê-se:
"Queiram ou não os jovens e os outros entendê-lo e enfrentá-lo, o mundo das certezas adquiridas acabou. Não sei se ouviram dizer, mas centenas de milhares de chineses, de indianos, de indonésios, de brasileiros, libertam-se da miséria e entram todos os dias no mercado do trabalho e de consumo, fazendo disparar o preço da energia, dos alimentos e das matérias primas...de certo que há quem se governe melhor ou pior e é bem possível governar melhor Portugal, mas isso não muda o mundo em que vivemos e em que já não há lugar para direitos adquiridos eternos, fantasias académicas, cursos inúteis, emprego garantido para sempre, subsídios públicos para tudo e crédito para consumir sem produzir riqueza que foi aquilo que nos arruinou. O mundo que a geração jovem de hoje é chamada a enfrentar é muito mais complexo e difícil do que alguma vez terá sido. E só quem tiver a capacidade de se preparar a sério poderá ter a certeza de sobreviver por si."
Aqui fica o meu apelo às televisões: dêem uma reviravolta nas vossas programações e levem este tema para a ribalta, assim nu e cru, tal como Miguel Sousa Tavares no-lo apresenta.
TAMBÉM AS ESCOLAS TÊM QUE DESPERTAR PARA ESTA NOVA REALIDADE, E TEM QUE SER RÁPIDA A MUDANÇA.
Um abraço,
Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home