milhorey

Saturday, July 21, 2007

Aqueles que da lei da morte se vão libertando D.MARIA LUISA RUAS


Na sequência de homenagens que estou a prestar a pessoas que, pelo seu contributo foram muito importantes, destaco hoje uma personalidade ímpar, a Senhora Dona Maria Luísa Ruas.
Natural da Gesteira do concelho de Soure fundou, na década de 30 do século passado, nesta localidade o Patronato Nossa Senhora da Conceição. Instituição que recolhia crianças desfavorecidas, em regime de Internato, dando-lhe o carinho maternal e preparando-as para a vida.
As crianças eram integradas na sociedade da aldeia frequentando a escola primária e a catequese.
A D. Maria Luísa doou ao Patronato todo o seu património pessoal e era também ajudada pela comunidade.
A dedicação que esta Senhora dava a esta causa era total. Dormia no Patronato junto das crianças, comia à mesa com elas.
Duma profunda religiosidade, abraçou esta obra como se de uma missão se tratasse.
Esta Instituição é hoje uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, a Fundação Maria Luísa Ruas.
Tem, actualmente, uma estrutura com cerca de 50 colaboradores e as valências de Centro de Dia, Creche e ATL tendo perspectivado a criação de um Lar de Idosos.
Tive a sorte e a felicidade de conhecer a D. Maria Luísa quando ainda muito jovem visitava os meus avós paternos, naquela localidade. Pessoa de rara sensibilidade!
Realizou-se há dias uma justíssima homenagem na Gesteira à D. Maria Luísa Ruas com a presença das mais altas individualidades religiosas e civis, mas a presença mais significativa foi a de alguns dos antigos alunos do Patronato que deram à cerimónia um grande valor humano.
Carlos Ribeiro da Silva

1 Comments:

  • Sr. Carlos
    Como lhe disse, todos os dias consulto o seu blog e desde o primeiro dia que tive o prazer de ler e divulgar o que de tão nobre dedicou a esta senhora.
    Desde então ando, nos poucos tempos livres que tenho, à procura das palavras "certas" para deixar enquanto comentário e as únicas que teimam em sair são : "muito obrigada" por se associar a esta instituição na intenção de fazer justiça ao nome e obra de alguém com tamanha visão...
    Sempre ao dispôr
    Brigitte

    By Blogger Unknown, At 10:49 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home