milhorey

Sunday, June 13, 2010

O SINAL DOS TEMPOS

A propósito do fecho de muitas escolas no País, hoje o tema de conversa no encontro semanal no café 2000 (a tertúlia do costume), fui alertada para esta realidade... o fecho das escolas não matam as aldeias, estas já morreram.
E, segundo o meu amigo Adelino Malho elas vão continuar a morrer e haverá uma desertificação real do País... Custa a aceitar mas, de facto esta será a realidade. Porquê? Porque se tornará incomportável a manutenção da presença do Estado em aldeias ou pequenas povoações onde o Estado é o único empregador, onde se tem que manter a energia eléctrica (muitas vezes a iluminar a rua deserta), os esgotos, as estradas alcatroadas e ainda um posto médico e uma escola...
Quando ele me dizia isto eu ía pensando: não há dúvida que, na minha aldeia, três pequenas povoações adjacentes já terminaram - são hoje floresta, apenas. E, não obstante nós, os mais velhos mantermos esta nostalgia «da nossa terra», a verdade é que manterem-se aldeias e até freguesias com uma carga burocrática necessária, mas dispendiosa, passa a ser um absurdo dentro de pouco tempo.
É o sinal dos tempos!
Sou uma pessoa que se adapta com toda a facilidade às novas realidades que se me apresentam e... pronto. Tudo bem. O argumento era: as pessoas têm necessidade de estar juntas, de conviver, as crianças precisam de uma educação completa e exigente que só será viável em grupo. Então assim será. As pessoas tenderão, cada vez mais a viver em centros mais desenvolvidos. Porquê reclamarmos o contrário?
É um sinal dos tempos.
Um abraço , Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home