milhorey

Saturday, August 20, 2011

HÁ 50 ANOS!


Propus-me escrever umas quantas histórias de emigrantes e das saudades que todos eles transportam consigo mesmos. Um dia, um amigo a quem eu escrevo há 50 anos e que nunca mais voltou a Portugal, disse-me que tinha saudades de sítios onde eu não vou há outros tantos anos e, por estar cá e estar perto deles não me causam saudades nenhumas, nem sei se ainda existem, como sendo fontes naturais, presas de água para rega onde os rapazes tomavam banho e aprendiam a nadar, etc. Os cheiros que todos levaram consigo, as brincadeiras de crianças como «armar aos pardais», «ir aos ninhos». Brincadeiras que hoje as crianças, felizmente não fazem, mas que ficaram no imaginário dos rapazes do meu tempo. E tantas histórias engraçadas que se viviam naquele tempo e que nada têm a ver com os jogos de eletrónica que hoje as crianças e os jovens fazem. Além disso cada emigrante tem, ele mesmo uma história de vida que não se assemelha em nada com aqueles que por cá ficaram. O facto de estar a escrever isso, faz-me reviver situações engraçadas que, também a mim me fazem sentir bem. Todavia a vida de então era muito difícil, não havia luz, nem água canalizada, nem estradas como hoje. As mulheres do campo pariam a caminho da lavoura. Filhos eram muitos. Médico só era chamado em situações limite. Ainda assim, pensando bem, quais são as dificuldades de hoje? A não ser que ainda voltemos aos tempos de há 50 anos... Será?
Assusta-me pensar nisso...

Um abraço,
Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home