milhorey

Saturday, October 01, 2011

OS SONHOS DOS EMIGRANTES (anos 50 e 60)

Os sonhos e a realização desses sonhos era possível, aliás foi possível, todavia exigiu de cada português um esforço imenso.
Primeiro: Um bom carro
Segundo: uma boa casa em Portugal
Terceiro: educação dos filhos
quarto: outra casa em França.

(falo dos emigrantes para França, porque foram em maior número, naquela época.)

Destas quatro realizações a única de que se arrependem é a construção de uma casa em Portugal, não só pelo esforço como pela inutilidade.
Conheço vários casos de emigrantes que construíram grandes casas que ficaram fechadas o ano inteiro durante anos e anos. Vendo bem, uma casa construída há 40 anos e sendo ocupada apenas em férias - mês de Agosto - resulta numa ocupação de apenas 40 meses durante quase uma vida.

O homem emigrante sempre quis regressar e regressou depois da reforma. Todavia, regressou só, porque a esposa não quis vir, os filhos ficaram lá - já não são portugueses, e os netos muito menos.
Muitos destes homens solitários por essas aldeias fora, passam os seus dias em cafés de aldeia, bebendo, jogando e à noite, em casa, chorando.
Alguns, conversando comigo, interrogavam-se:« afinal porque me machuquei tanto, trabalhando de dia e de noite, sábados e domingos? A diferença entre eu e o meu amigo que não saiu de Portugal é que eu tenho mais dinheiro no Banco do que ele, mas para que me serve isso?»

Valha-nos a democracia e alguma instrução para que, os que hoje vão e conseguem ter sucesso, já não pensem nem actuem como aqueles. Hoje o emigrante pensa e actua como residente e, se tudo correr bem serão mais felizes.

Um abraço,
Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home