milhorey

Sunday, August 21, 2011

AS MINHAS MEMÓRIAS!

Vale a pena recordar e transmitir algumas coisas interessantes que se passaram comigo ao longo da vida, tais como:

Quando comecei a trabalhar, em 1967 não havia subsídio de Natal, todavia eu recebia uma quantia superior ao ordenado, tal como todos quantos trabalhávamos naquela Caixa de Previdência situada na Avenida da República em Lisboa, por via de um «banco» criado naquela secção de trabalho. E funcionava assim:
Todos nós depositávamos numa «caixa-depósito» uma importância que já não me lembro quanto mas que não nos fazia falta no ordenado.Todos os meses. Essa importância era utilizada para empréstimos com juros pequenos a quem deles precisava, dentro daquela secção, ao longo do ano. No final tínhamos o dinheiro poupado e mais algum do rendimento e que sabia a mel no mês de Dezembro.

Esta foi a minha primeira lição de vida: pequenas poupanças dão grandes resultados.
Pela vida fora fui fazendo poupanças para férias. No primeiro mês seguinte ao final de férias de cada ano iniciava uma poupança dirigida às férias do ano seguinte.
Várias colegas se admiravam como podia eu fazer férias com viagens ao estrangeiro, se para elas isso era impossível? Eu ia respondendo e ensinando o meu truque.

Para falar verdade, fiz poupanças para muitas mais coisas. Sei que sempre me habituei a fazer um orçamento familiar e lembro-me que a minha filha um dia, a meio do mês me perguntou se caberia no orçamento a compra de uma coisa qualquer que não lembro agora. Sei que, se fosse coisa necessária claro que caberia... se não, não caberia mesmo.

E era assim.

Um abraço,
Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home