milhorey

Saturday, September 06, 2008

PARA TI, MARIA




Como se pode ver um e outro tema são pouco ou nada semelhantes.
Tenho-me interrogado muitas vezes porque isto me acontece?!
Cada quadro tem um princípio que começa por um nome e um simples desenho em papel. Neste caso chamei-lhe o «Mendigo».

Trabalhei-o no papel com lápis 2B e 6B. Acrescentei-lhe um cesto de frutos, passei a chamar-lhe «A Fome». Estava certo porque se imaginariam os contrários (o mendigo descalço e os frutos frescos enchendo o cesto - um contraste do pensamento – a realidade aqui não tem lugar)

Mas sinto-me inquieta. Hoje, 2ª feira dia 1 de Setembro de 2008 tenho uma amiga em sofrimento. A Maria de Jesus que vive em Queluz-Lisboa está hoje a ser operada na luta contra um cancro, o 2º cancro da mama num espaço de 15 anos. Mas o quadro continua em execução, durante o dia todo. Sinto-me exausta: não sei se pela pintura se pelo que tu, Maria, estás a passar. Todavia eu disse-te: TUDO VAI CORRER BEM. E vai, acredito.
Não saio de casa. Estou sozinha. Volto ao quadro quantas vezes? Não tem conto.
De repente percebo: pinto-lhe uma auréola, duas auréolas, uma delas é dourada e crio-lhe uma Glória, passa a ser um Santo. Um Santo Peregrino, porque não? É o meu Santo Peregrino, um Santo do Sofrimento, mas também um Santo da Esperança!
E ficará com o nome de: O SANTO PEREGRINO. Será teu. Escrevo-te hoje, é tarde, mas não quero que passe a meia-noite sem te dizer que foi um dia especial: para ti que recomeçaste como doutras vezes (quantas vezes temos que recomeçar, Maria) e para mim que me envolvi contigo através da Minha Arte, pintando um quadro que será teu. Ele será o símbolo da ESPERANÇA e da AMIZADE.
Representará a Fé, a tua e a minha, neste momento difícil, tão difícil que não tem tamanho, mas que, também por isso é especial, muito especial. Em Arte nada se faz por acaso, acredito. Acredita também.
Tomei a liberdade de o partilhar com os meus amigos, de todo o Mundo, porque ele transporta uma bonita mensagem de Luta, mas também de Glória…
Um Abraço carinhoso para todos
E para ti um SORRISO!
Ercília Pinto Ribeiro da Silva






1 Comments:

  • Queridos Carlos y Cila, gracias por darme el acceso a vuestro blog. Cila, cómo plasmas tu sensibilidad en tus obras! Estoy segura que todo saldrá bien para María, porque todos hemos enlazado nuestras manos para transmitirle el amor y la fuerza de nuestros corazones.
    Con amor,
    Antonia

    By Blogger Fialka, At 12:27 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home