milhorey

Thursday, February 21, 2013

A HISTÓRIA DO PPD/PSD, vivida por mim ( parte 2 )

O facto de me considerarem fascista, reaccionária, etc, incomodáva-me e comecei a interrogar-me se eu estava no partido certo, já que sempre me considerei de esquerda e considero, depois destes anos todos passados e considerando que, ser de esquerda ou de direita está cada vez mais arredado da classificação politica pelo que se vê, na realidade. Todavia, naquele tempo isso deveria estar bem nítido...
Mas não estava...
No meu local de trabalho, comecei a ver, pessoas que eram Salazaristas e talvez mais do que isso, aderirem ao MDP/CDE e ao PS para salvarem a pele... para não serem saneadas, nem perseguidas.
Dentro do PPD, as reuniões eram absolutamente democráticas, respeitadoras das opiniões dos outros.
O Partido começou a ministrar cursos de democracia e de social-democracia. Cursos de politica democrática, autárquica, etc...Eu tirava-os todos...
Mais nenhum partido fazia isso, e acho até que nunca fez. O primeiro Congresso foi considerado publicamente como o mais democrático, o mais aberto, o único com paredes de vidro... e ainda hoje é.
As lições que recebiamos eram de como alcançar uma sociedade igualitária através de uma politica reformadora e respeitadora da pessoa humana. Governando maioritáriamente, segundo o método d'Hondt, respeitando as minorias e criando condições para as mesmas oportunidades para todos.
Aprendemos também que todo o desenvolvimento deveria fazer-se com equilíbrio, respeitando a Natureza.
Quanto mais eu aprendia, mais me sentia bem no Partido que tinha escolhido, e mais forte me sentia para enfrentar os desafios que fora de portas me esperavam.
O Partido ía crescendo e adquirindo maior capacidade de resistência. Mudámos de instalações para a rua Duque de Loulé, onde já se estava bem melhor. Todavia ao nosso lado existia a Embaixada dos Estados Unidos da América, e junto a ela, todos os dias, eram feitas manifestações e desordens contra os Americanos que, para a esquerda radical (comiam criancinhas ao pequeno almoço...).
Dificilmente podiamos sair das nossas instalações, e houve algumas vezes que por lá pernoitámos.
Como residia em Queluz, juntei-me a uns quantos lá residentes também e fundámos a Secção do PPD.
A minha militância passou a desenvolver-se lá, apenas vinha à SEDE às reuniões ou por alguma necessidade. Fui candidata a Deputada à Assembleia Constituinte e, no meu primeiro comício em Queluz, ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa e Leonor Beleza, entrámos no pavilhão por entre insultos de militantes da UDP.

CONTINUA....

Um abraço,
Ercília

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home